O que comer antes da prova do ENEM?

Confira as dicas essenciais para não te prejudicar durante a prova do vestibular!

Os dias que antecedem a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) são considerados decisivos para a vida de um estudante. É este exame que irá decidir o futuro acadêmico e profissional do estudante, o qual se prepara durante o ano para prestar o vestibular. Os meses de estudo são considerados de grande tensão para os estudantes, esses que se dedicam horas por dia para entender as dinâmicas e as estratégias para “se dar bem” na prova.

Você sabia que a alimentação correta no dia do Exame pode fazer toda a diferença? Cuidar da saúde e do bem-estar da mente do estudante para que a tensão e o nervosismo não invadam o consciente do vestibulando durante as horas que seguem a prova para ingresso em uma graduação. Além da alimentação, é importante estar descansado e com disposição para se concentrar durante o ENEM. É importante combinar vitaminas, proteínas e carboidratos – para que a digestão ocorra facilmente no organismo, fomentando ao candidato ao vestibular a tranquilidade e bem-estar de espírito durante a prova.

Segundo especialistas, uma alimentação focada no tempo de digestão e nas propriedades nutricionais necessárias podem interferir no desempenho e na concentração do vestibulando. Portanto, é importante focar não só em uma boa noite de sono, mas também no cardápio alimentício antes da prova do ENEM.

Recomenda-se que o candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio, um dia após a prova, use o dia para descansar e relaxar. Nada de revisões, afinal o aluno teve tempo o suficiente para se preparar para o Exame e é importante descansar e estar relaxado, pois são dois dias exaustivos de provas que requer disposição do candidato. Especialistas dizem que um pequeno lanche antes da prova é essencial e de preferência com alimentos leves, como frutas e castanhas.

O candidato pode também levar alguns alimentos para “recarregar” as energias durante a prova. É necessário focar em alimentos leves e procurar sempre equilibrar o cardápio com opções de carboidratos e proteínas. Segue as nossas dicas para te ajudar a montar um menu perfeito:

Café da manhã

É importante que o candidato não faça jejum antes da prova e tome devidamente o seu café da manhã. A primeira refeição do dia é essencial para que o indivíduo tenha energia suficiente para enfrentar as outras etapas do seu dia. Café, frutas, vitaminas e ovos mexidos são ótimas opções de cardápio.

Lanche opcional ou almoço

O candidato pode opinar por um pequeno e breve lanche antes da prova ou um almoço reforçado. Ambos são importantes, então a escolha irá depender das preferências de cada candidato em questão. Lembre-se que é importante focar em alimentos não gordurosos, e com o mínimo de carboidratos possíveis.

E durante a prova?

Durante o Exame é fundamental o candidato manter a concentração e disposição para que o seu desempenho não seja prejudicado. Por isso, é importante optar por frutas, castanhas, chocolate 70%, água sem gás ou até água de coco.

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